Metodologia

#Observa2018

O debate público nas redes sociais

Conheça nossos estudos sobre o monitoramento de políticas públicas e identificação de robôs e fake news

A Sala de Democracia Digital é uma iniciativa sem vinculação política ou partidária, liderada pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), que tem o objetivo de disponibilizar análises do cenário político brasileiro a partir do debate público nas redes sociais.

As análises produzidas não visam representar pesquisa eleitoral, e sim aferir a percepção social, no ambiente digital, acerca de temáticas da agenda pública, tais como atores políticos e pautas de políticas públicas. Portanto, não é autorizado o seu uso para finalidades políticas, partidárias ou endosso de posições particulares. Mais informações acerca deste trabalho podem ser acessadas a seguir.

O monitoramento do debate público em redes sociais é realizado pela FGV DAPP a partir de um conjunto de metodologias e procedimentos de pesquisa, fazendo a articulação entre as áreas de Linguística, Sociologia, Comunicação, Estatística e Tecnologia da Informação. É necessária essa integração de domínios para que seja possível não apenas extrair e organizar o enorme volume de dados da internet, como para qualificar e compreender a percepção social com rigor científico e respeito à relevância das redes sociais — em especial o Twitter e o Facebook — e o impacto de campanhas de desinformação para a sociedade brasileira.

Lidar com grandes quantidades de dados é sempre um desafio, e para tal empreitada, é necessária uma metodologia rigorosa para que consigamos analisar suas possíveis implicações sociais e políticas.

Análise de Redes

Desinformação

Identificação de Robôs