16 jul

Bolsonaro ganha engajamento nas redes com afago ao agronegócio

Críticos e apoiadores se dividem em temas relacionados a regiões rurais e geram crescimento do deputado

Atualizado em 19 de julho, 2018 às 12:24 pm

Jair Bolsonaro conseguiu notável engajamento nas redes sociais, desde sexta (13/julho), a partir de duas posições complementares e que se associam diretamente a duas agendas centrais para sua campanha: o agronegócio e a segurança pública, em especial em regiões rurais.

Desde sábado (14), Bolsonaro tem atraído atenções negativas na imprensa e entre adversários por declarar endosso aos policiais responsáveis pela chacina no município de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996. Bastante criticado pela posição em relação ao massacre, o deputado agregou, apenas no sábado, 298,8 mil engajamentos nos links que repercutem a fala que fez em visita ao Pará. Foi, com sobras, o maior volume diário de interações em links sobre Bolsonaro ao longo da semana, cerca de 200% superior aos números obtidos entre 08 e 11 de julho.

No domingo (15), no entanto, a página oficial do deputado federal compartilhou no Facebook uma imagem de alto impacto positivo junto a seus seguidores: em uma plantação de Sidrolândia (MS), vê-se escrita, a partir de enfoque aéreo, a expressão de apoio “Bolsonaro 2018”. A postagem agregou 72,1 mil engajamentos, entre reações, compartilhamentos e comentários positivos; foi a publicação de Bolsonaro com maior volume de interações desde 28 de junho, quando o pré-candidato à Presidência destacou sua recepção ao chegar ao aeroporto de Fortaleza , no Ceará.

O posicionamento favorável ao uso ostensivo de repressão em regiões rurais, contra movimentos populares de reforma agrária e ocupação de terras, alinha-se com a agenda mais ampla de Bolsonaro em apoiar o porte de armas para proprietários rurais, o incentivo econômico a setores agropecuários e o foco na defesa de produtores e donos de plantações e rebanhos. O bom resultado da imagem que compartilhou no Facebook evidencia a proximidade que obteve com esse eleitorado.