30 ago

Debate sobre Alckmin registra 45 mil menções em entrevista ao ‘JN’

Foram registrados até 359 tuítes por minuto, volume inferior ao do debate da Band; questionamentos sobre Rodoanel e Dersa provocaram discussão sobre corrupção, tema mais mencionado no debate

Atualizado em 30 de agosto, 2018 às 5:17 pm

As entrevistas realizadas na noite desta quarta-feira (29) pelo “Jornal Nacional” e pela Globonews com o presidenciável Geraldo Alckmin contribuíram para impulsionar o debate sobre o ex-governador de SP nas redes sociais, no entanto, a repercussão teve menos expressividade do que as sabatinas feitas com Ciro Gomes (no dia 27) e Jair Bolsonaro (28). Foram registradas 44.965 publicações no Twitter sobre Alckmin entre as 19h de quarta e as 7h desta quinta (30) — o debate sobre Ciro alcançou cerca de 107 mil publicações com as entrevistas do candidato do PDT; e o de Bolsonaro chegou a 1,3 milhão.

Evolução de menções sobre Geraldo Alckmin no Twitter
01 de agosto a 29 de agosto

Fonte: Twitter (até 24h) | Elaboração: FGV DAPP

Às 20h de ontem, houve um pico com 21.550 menções ao candidato tucano (cerca 359 por minuto). O volume de referências a Alckmin foi superior ao gerado pela primeira sabatina da Globonews, no dia 2 de agosto, quando foram registrados 174 tuítes por minuto no momento de pico (às 23h do dia 2), e pelo debate na Rede TV!, no dia 17 —143 tuítes por minuto no pico de menções à meia-noite. Porém, o ápice de referências ao candidato ainda é o registrado com o debate na Band (09 de agosto), quando teve 111.899 tuítes no dia (751 por minuto em momento de pico).

Volume geral de menções sobre Geraldo Alckmin no Twitter
19h de 29.ago às 7h de 30.ago

Fonte: Twitter | Elaboração: FGV DAPP

No Facebook, o engajamento nas postagens da página oficial de Geraldo Alckmin também apresentou um incremento motivado pelas sabatinas desta quarta. Enquanto na terça-feira (28) foram 6.419 curtidas, reações, comentários e compartilhamentos, esse número subiu para 8.284 interações na quarta-feira (29). Em comparação com a sabatina anterior da Globonews, os debates da Band e da Rede TV!, porém, as entrevistas de ontem tiveram menor impacto no engajamento.

Evolução de engajamento de Geraldo Alckmin no Facebook
01 de agosto a 29 de agosto

Fonte: Facebook | Elaboração: FGV DAPP

O debate temático

Os questionamentos dos entrevistadores sobre as supostas irregularidades na obra do Rodoanel e a defesa feita por Alckmin de Laurence Casagrande impulsionaram as discussões sobre corrupção, tema que esteve presente em 30% das publicações sobre Alckmin. Os usuários também criticaram os apresentadores do “JN” por não interpelarem o tucano sobre os supostos desvios de verbas da merenda escolar durante a sua gestão como governador de São Paulo. Do debate sobre corrupção, 5.406 menções (ou 30%) abordam o assunto.

Ainda associada à corrupção, a temática “Alianças políticas” também foi negativa para Alckmin, repercutindo questionamentos sobre o apoio do PSDB à candidatura de Fernando Collor ao governo de Alagoas (1.635 publicações), além de críticas à suposta conivência do partido às acusações contra Aécio Neves (1.007 postagens).

Apesar de não ser mencionada durante a sabatina, repercutem críticas sobre a ação da PM de São Paulo para conter manifestação de professores da rede pública de São Paulo que protestavam por melhores salários. Os comentários questionaram a prioridade da pauta de educação no plano de governo do candidato e criticaram a “falta de respeito com os educadores”.

De forma geral, as menções à gestão de Alckmin durante o governo de São Paulo motivaram críticas à experiência do presidenciável. Na visão dos usuários que se manifestaram sobre o tema, ser experiente não motiva confiança ou assegura competência.

Principais temas sobre Geraldo Alckmin no Twitter
19h de 29.ago às 7h de 30.ago

Fonte: Twitter | Elaboração: FGV DAPP

Houve também críticas sobre Alckmin representar a “velha política”. Sua performance também foi questionada, ao ser classificado como defensivo e monótono ao interagir com os entrevistadores. Em menor número, houve comentários elogiando o preparo e a experiência do candidato (468 postagens).

Em segurança pública, repercutem questionamentos sobre a fala de Alckmin de que as facções criminosas, como o PCC, não operam dentro das penitenciárias do estado. Os usuários também questionaram a eficácia das políticas para conter assaltos no estado e aumentar a sensação de segurança do cidadão.

Já as menções ao debate econômico geraram críticas ao candidato e a outros presidenciáveis pela defesa de privatizações e da redução de programas sociais. As postagens positivos sobre a temática foram feitas pelo próprio candidato, comentando sobre suas propostas para a redução do desemprego.

Nuvem de palavras e expressões sobre Geraldo Alckmin no Twitter
19h de 29.ago às 7h de 30.ago

Fonte: Twitter | Elaboração: FGV DAPP

A hashtag mais utilizada nas discussões reafirmam a repercussão da entrevista do presidenciável ao “Jornal Nacional” — assim como os outros candidatos analisados: #geraldonojn, presente em cerca de 20% das publicações (8.820 tuítes); seguida por #alckminnojornalnacional, em 6% das postagens (2.673 tuítes); e #jn, em 3% do debate (1.347 publicações). Mesmo em menor número, destaque também para hashtag em apoio a Jair Bolsonaro, em 1,7% das postagens (769 tuítes).

Principais hashtags sobre Geraldo Alckmin no Twitter
19h de 29.ago às 7h de 30.ago

Fonte: Twitter|Elaboração: FGV DAPP

Jair Bolsonaro foi o presidenciável mais citado em conjunto com Geraldo Alckmin, presente em 6.979 publicações — 15% das menções sobre o candidato do PSDB. Parte das menções compara o teor da sabatina entre os dois presidenciáveis, assumindo que um menor número de perguntas a Bolsonaro no “JN” sobre corrupção seria prova de sua honestidade, em contrapartida à sabatina de Alckmin, bastante mobilizada pela temática. Outra parte, faz críticas tanto a Bolsonaro como a Alckmin, questionando a defesa da pauta econômica liberal pelos presidenciáveis.

Ciro Gomes foi o terceiro candidato associado a Geraldo Alckmin, em 1.659 publicações. Os usuários também compararam a sabatina entre os dois presidenciáveis, com críticas à bancada de entrevistadores do “JN” por uma postura supostamente mais branda com Alckmin e interrupções durante as falas de Ciro.

Menções aos candidatos à Presidência associados a Geraldo Alckmin no Twitter
19h de 29.ago às 7h de 30.ago

Fonte: Twitter| Elaboração: FGV DAPP