23 ago

Desigualdade salarial entre homens e mulheres ganha destaque na rede

O maior volume de menções do debate econômico está associado, sobretudo, ao debate dos presidenciáveis na Rede TV!

Atualizado em 23 de agosto, 2018 às 6:27 pm

O maior volume de menções do debate econômico está associado, sobretudo, ao debate dos presidenciáveis na Rede TV!, que teve economia como um dos principais assuntos tratados nas discussões. A sabatina também motivou a alta repercussão nas redes sobre a desigualdade de salários entre homens e mulheres. Esses também foram os temas mais associados ao embate entre os candidatos Jair Bolsonaro, que segue como o mais citado no debate econômico, e Marina Silva, na sexta posição.

> Confira a íntegra do DAPP Report – A semana nas redes

> Leia também: Grupo majoritário no debate político no Twitter não tem preferência por candidato, mas se opõe a Bolsonaro

Evolução de menções no Twitter – Top 10 no debate econômico – 16.ago a 22.ago

Fonte: Twitter | Elaboração: FGV DAPP

Quase um terço das postagens do candidato do PSL estava relacionado à mesma temática, sendo que a maior parte delas repercutiu um tuíte viral que criticava a falta de conhecimento em economia de Bolsonaro (18,6%). Em menor proporção, constavam, no debate sobre a desigualdade de salários, mensagens de apoio de forma geral e também à sua resposta em que critica Marina pela sua falta de posição sobre aborto e legalização das drogas.

> Leia também: Marina e Bolsonaro mobilizam debate sobre voto dos evangélicos

Em relação a Lula, destaque para a série de tuítes do canal oficial do PT sobre as propostas econômicas do plano de governo, que repercutiram em maior peso após a divulgação dos resultados das pesquisas eleitorais.

Ciro Gomes, em terceiro lugar no volume de menções, continua sendo pautado predominantemente pelas suas declarações sobre a Reforma Trabalhista. Nessa última semana, repercutiu fortemente a confusão de declarações de Ciro e sua vice, a senadora Kátia Abreu, sobre a posição do presidenciável de revogar ou não a medida. Além disso, a PEC do Teto dos Gastos foi outro tema de destaque associado a Ciro, principalmente após o debate da TV, e o embate a respeito desse assunto com o candidato Alckmin.

João Amoêdo apresentou crescimento na última semana devido a suas declarações sobre economia em sua página e também pela participação em eventos. Entre os temas abordados, os que apresentaram maior repercussão foram sua defesa em relação às privatizações e à Reforma da Previdência.