19 jul

Alianças alavancam debate nas redes sobre Ciro e Bolsonaro

Após destaque da discussão sobre a prisão de Lula, apoio político ganha o debate nas redes

Atualizado em 26 de julho, 2018 às 5:37 pm

Passado o ápice da discussão sobre a prisão do ex-presidente Lula, o debate eleitoral centrou-se na disputa por apoio político, uma vez que o prazo para registro das candidaturas (15 de agosto) se aproxima do fim. Nos últimos sete dias (entre 12 e 18 de julho), a indefinição acerca do nome que ocupará a Vice-Presidência em um possível governo de Jair Bolsonaro contribuiu para que a participação do deputado no debate crescesse, especialmente no Twitter.

A corrida por alianças fez com que as referências a Bolsonaro ultrapassassem as menções a Lula em alguns dias do período analisado, mesmo com a mobilização convocada por apoiadores do ex-presidente nos 100 dias de sua prisão, completados na segunda-feira (16).

A desistência do senador Magno Malta (PR) de formar uma chapa com Bolsonaro e a recusa do PRP diante do convite do pré-candidato ao general Augusto Heleno mobilizaram menções especialmente negativas e irônicas. Também foram significativas as especulações sobre a capacidade de manutenção das intenções de voto no deputado sem alianças, devido ao pequeno espaço no horário eleitoral gratuito.

A tentativa de formação de alianças, especialmente com os partidos do chamado Centrão, também se destacou entre as referências a Ciro Gomes no período analisado. As articulações do pré-candidato do PDT reverberam especialmente nos debates econômicos, uma vez que as conversas estavam fortemente pautadas pela tentativa de aproximação das agendas econômicas do pré-candidato e das legendas em diálogo com ele.

Sobre essa possibilidade de adequação da agenda econômica, apareceram críticas dos apoiadores de Ciro, que não viram com bons olhos a estratégia de começar a ceder antes de ser eleito. Por outro lado, a sinalização foi bem recebida pelos usuários pró-mercado, principalmente no que se refere à taxa de câmbio e aos investidores, que passaram a ver como positivo o plano de Ciro para se consolidar como uma opção diante do quadro político.