28 ago

Sabatina de Ciro no ‘JN’ mobiliza mais de 100 mil menções

Entrevista gera pico de 537 referências por minuto; já debate da Band gerou 1.400 menções por minuto em momento de pico

Atualizado em 29 de agosto, 2018 às 3:51 pm

As sabatinas do candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) feitas pelo “Jornal Nacional”, da Rede Globo, e pelo “Jornal das 10”, da Globonews, na noite desta segunda-feira (27) impulsionaram o debate sobre o presidenciável no Twitter, que alcançou 107.196 publicações entre as 19h e 7h desta terça (28). No debate da Band, no dia 09 de agosto, foram 212,5 mil menções a Ciro, chegando a um pico de 1.400 por minuto.

Fonte: Twitter | Elaboração: FGV DAPP

As sabatinas desta segunda-feira motivaram um pico de 537 referências por minuto a Ciro entre as 20h e as 21h de ontem, momento em que ocorria a entrevista na bancada no “JN”. Na primeira sabatina promovida pela Globonews, no dia 1º de agosto, o pico de menções a Ciro foi de 283 menções por minuto.

Volume geral de menções sobre Ciro Gomes no Twitter
27 de agosto às 19h – 28 de agosto às 7h

Fonte: Twitter|Elaboração: FGV DAPP

Além do aumento no debate geral no Twitter, observou-se também crescimento no engajamento das postagens na página oficial de Ciro Gomes no Facebook, que sobe de 15.017 no domingo (26) para 56.305 interações diárias na segunda (27).

Fonte: Facebook | Elaboração: FGV DAPP

O debate temático

De maneira geral, os usuários comentaram sobre a condução da entrevista pelos apresentadores do “Jornal Nacional”, especialmente William Bonner, que foi alvo de memes e ironias por conta da firmeza de suas perguntas. O jornalista e sua colega de bancada, Renata Vasconcellos, também foram criticados pelos usuários pelo suposto excesso de interrupções nas falas do candidato. A entrevista da GloboNews, por sua vez, foi menos citada diretamente pelos usuários.

Top 10 Temáticas sobre Ciro Gomes no Twitter
27 de agosto às 19h – 28 de agosto às 7h

Fonte: Twitter|Elaboração: FGV DAPP

A defesa que Ciro fez de Carlos Lupi, presidente do PDT e réu em uma ação que tramita na 6ª Vara Federal de Brasília, impulsionou o debate sobre corrupção. As menções a Lupi representam cerca de 47% das discussões sobre corrupção associadas a Ciro, que também incluem a repercussão do posicionamento do candidato sobre a Lava Jato e sobre os papéis do Ministério Público e do Judiciário.

Já as respostas de Ciro sobre temas econômicos motivaram elogios ao candidato por, segundo os usuários, expor com clareza as suas propostas e demonstrar preparo e experiência. O principal tópico das discussões sobre economia impulsionadas pelas entrevista é a fala de Ciro de que vai “tirar o seu nome do SPC”. Também repercutiram em tom positivo suas declarações sobre o perdão das dívidas de banqueiros e ruralistas por meio do Refis.

As respostas de Ciro sobre a escolha de Kátia Abreu como vice, por sua vez, mobilizaram uma discussão mais polarizada. Para alguns usuários, a escolha valoriza a participação das mulheres na política; para outros, foi uma decisão oportunista e que busca angariar o apoio do eleitorado feminino. Ainda sobre as discussões sobre gênero, foram destaque comentários de alguns apoiadores de Jair Bolsonaro que questionaram as acusações de machismo sofridas pelo candidato do PSL durante embate com Marina Silva no debate na “Rede TV!”, em detrimento dos elogios a Ciro, mesmo tendo interrompido a apresentadora Renata Vasconcellos durante a entrevista do “JN”.

Outro momento da entrevista que repercutiu no Twitter foi a crítica de Ciro ao presidente Michel Temer, especialmente a sua fala de que ele seria “a maior desgraça do país”.

Nuvem de palavras e expressões sobre Ciro Gomes no Twitter
27 de agosto às 19h – 28 de agosto às 7h

Fonte: Twitter|Elaboração: FGV DAPP

As hashtags mais utilizadas nas discussões sobre Ciro Gomes desencadeadas pela entrevista reforçam a repercussão da sabatina do “Jornal Nacional”: #cironojornalnacional esteve presente em mais de 39 mil postagens. Em seguida, os destaques foram as hashtags em apoio ao presidenciável, como #ciro12 (3,5 mil publicações), #ciropresidente12 (1,1 mil publicações), #ciropresidente (804 publicações). A entrevista na GloboNews esteve presente em apenas 2,1 mil posts.

Top 10 hashtags sobre Ciro Gomes no Twitter
27 de agosto às 19h – 28 de agosto às 7h

Fonte: Twitter|Elaboração: FGV DAPP

No debate associado a Ciro Gomes, o presidenciável mais citado foi Jair Bolsonaro, presente em 8,4 mil postagens. Os assuntos se dividiram entre os comentários de apoiadores do deputado sobre a sua participação na entrevista desta terça-feira (28) e as comparações dos dois candidatos. Houve também, conforme mencionado na descrição das temáticas, menções associadas ao debate de gênero.

Lula foi o segundo candidato mais citado, repercutindo principalmente fala de Ciro de que o petista não “é satanás”, “nem Deus”. A maior parte das menções que cita os dois candidatos faz elogios aos comentários de Ciro sobre os pontos positivos dos mandatos de Lula como presidente.

As menções a Geraldo Alckmin trazem questionamentos dos usuários sobre como será a atuação dos apresentadores do “Jornal Nacional” na entrevista com o candidato do PSDB. Destaque também para postagens que acusam Alckmin de ser representante da “velha política”. Já Marina Silva aparece em comentários que comparam suas propostas às de Ciro e que destacam o posicionamento dos presidenciáveis em pesquisas eleitorais.

Menções aos candidatos à Presidência associados a Ciro Gomes
27 de agosto às 19h – 28 de agosto às 9h

Fonte: Twitter| Elaboração: FGV DAPP